sábado, 16 de junho de 2012

COTAS RACIAIS !!


Sistema de Cotas Raciais


          O Sistema de Cotas seria uma espécie de compensação do estado com a raça negra, tendo como objetivo a inclusão social em instituições publicas ou privadas.
A justificativa para o sistema de cotas é que certos grupos específicos, teriam maior dificuldade para aproveitarem as oportunidades que surgem no mercado de trabalho, bem como seriam vítimas de discriminações nas suas interações com a sociedade, 
a dificuldade de ingresso nas universidades, e ainda com a tentativa de tentar diminuir as diferenças sociais que existem desde muito tempo. Para ser beneficiado no sistema de cotas é preciso que se declare negro ou pardo.
          Esse sistema de cotas foi adotado primeiramente no Rio de Janeiro, depois da Lei  3.708/01, 09 de novembro de 2001 onde instituía 40% das vaga para estudantes denominados negros ou pardos. Esta passou a ser aplicada no vestibular de 2002 da UERJ e da UENF. Logo apos outras universidades aderiram também a esse sistema.
              
          O sistema de cotas raciais é uma espécie Justiça Compensatória (Comutativa) a qual consiste em compensar ou indenizar pessoas da sociedade que, no presente ou no passado, foram discriminados. Fato que reduz essas pessoas a condição de vitima, não de cidadãos iguais aos demais, violando desta forma a dignidade da pessoa humana.
           Sistema de Cotas é um tema muito difícil de se posicionar diante dele, pois as vezes ficamos em duvidas se é certo ou errado, se pode beneficiar ou poderá é aumentar ainda mais o racismo já existente, como também aumentar o preconceito com quem tenha sido beneficiado pelo Sistema de Cotas. 
           Por tanto esse Sistema de Cotas podendo ajudar, pode é gerar ainda mais desigualdade, tratando algumas pessoas pela sua cor, e não pela sua capacidade de passar  num vestibular.
           No entanto existem outros meios que podem ser adotados para solucionar problemas assim como  desigualdades sociais que não seja o Sistema de Cotas raciais. Investir mais nas escolas, no ensino publico, como também em relação ao professor incentivá-lo mais, remunerá-lo mais , para que possam atuar  mais motivados e assim poder melhorar mais o aprendizado do aluno.
            Proporcionar cursos pré-vestibulares, para deixá-los preparados para que possam prestar vestibular com as condições de igualdades. Com relação as universidades poderiam aumentar o numero de vagas.
            Mesmo porque a inteligência, a capacidade  de aprender, não esta na cor na pele, pois todos tem a mesma capacidade de entrar numa universidade por mérito próprio.
  
            


Nenhum comentário:

Postar um comentário